...Há muito sabemos que as emoções negativas provocam determinados efeitos químicos prejudiciais ao corpo, mas apenas recentemente, os pesquisadores começaram a reunir provas de que as emoções positivas também podem provocar alterações químicas. Agora, temos uma imagem do cérebro, não apenas como a sede da consciência, mas como uma glândula, a glândula mais produtiva do corpo humano.



domingo, 28 de novembro de 2010

O Poder Curativo do Reiki

 

O que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa.

Difícil é realmente definir este método de cura. Mas para começar, diremos que a essência do reiki é o amor, esse sentimento puro que emana alegria e vida, abrangendo tudo e todos. Se formos capazes de nos abrir ao amor, o reiki nos aproximará constantemente dele. Uma sessão de reiki nos põe em contato com nossa natureza espiritual, devolvendo a paz a nosso coração.
Mas, de que maneira o faz? Na realidade é muito simples: realiza-se através da imposição das mãos sobre o corpo que se deseja tratar; desta forma se obtém um equilíbrio energético a quatro níveis: em nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual.
Revisemos um pouco a história desta maravilhosa energia.Em 1870, o doutor Mikao Usui, decano de uma pequena universidade cristã de Kioto, foi questionado por um de seus alunos a respeito de por que não existia no mundo ninguém que seguisse os ensinamentos de Jesus, referindo-se concretamente a cura através da imposição das mãos. Usui, por não ter uma resposta a essa pergunta, renunciou a seu cargo e começou uma peregrinação na busca de tal resposta. Percorrendo o mundo, revisou numerosos documentos antigos, cristãos, budistas, sutras, tibetanos, chegando a acreditar que tinha obtido a verdade sobre as curas executadas por Jesus Cristo.
Para por em prática o que descobriu, realizou um jejum e meditação por 21 dias no topo da Montanha Sagrada (o monte Kuri Yama). Às véspera do dia 21, de repente observou no céu uma luz piscante que se dirigia para ele, fazendo-se cada vez maior à medida que se aproximava. Ele recebeu o calor desta luz de frente, enquanto letras de cor dourada, escritas em sânscrito, foram aparecendo uma a uma. Sentiu-se invadido por um imenso sentimento de gratidão por ter chegado ao final de sua busca.
A partir daquele momento o Reiki foi irradiado de professor a professor, passando pelo Chujiro Hayashi, que fundou e dirigiu uma clínica em Tóquio até 1941. Hayashi, sentindo próxima a sua morte, nomeou Hawayo Takata a terceira grande professora de Reiki e ela, por sua vez, nomeou a sua neta Phyllis Lê Furumoto, herdeira deste conhecimento. Ela decidiu que deveria haver numerosos professores para que este sistema se difundisse e beneficiasse a todo mundo.
Atualmente há duas escolas de Reiki: uma delas é a Aliança Reiki, que desenvolve o enfoque espiritual e a experiência do Reiki; a outra é a Associação Americana Internacional do Reiki (em inglês A.I.R.A), a qual se concentra em um enfoque científico e experimental do Reiki.
Para que nós possamos ter acesso a esta energia curativa, é necessário fazer uma oficina de Reiki. Existem três níveis dentro destas oficinas. O nível I, para todo o público, é dirigido por um professor de Reiki, que se encarrega, por meio de quatro iniciações, de despertar nossos chakras ou canais energéticos, permitindo desta forma que a energia flua através de nós, nos convertendo em um canal. Assim, se nos permitirmos isso, seremos capazes de nos dar Reiki e dá-lo a outros.
No nível II (ao qual se chega geralmente depois de ter vivido e praticado amplamente nossa primeira mudança de consciência) enriquece-se nossa experiência do Reiki: conhecemos a cura a distância, aos animais, aos lugares, às situações, etc., e também aprendemos os três símbolos de grande poder, o carma terapêutico e o contato com nossos guias espirituais.
No nível III se obtém o grau de professor de Reiki, onde se é capaz de iniciar a outros no Reiki. Este não é um nível simples, pois requer maior tempo de preparação de consciência, seguindo os passos de nosso Professor do Reiki.
Depois de uma oficina de Reiki seguem 21 dias de purificação nos quais limpamos os níveis físico e emocional, para sentir como depois disto nos integramos à harmonia vital do universo. Às vezes, durante esses dias ou durante um tratamento, nossas emoções reprimidas chegam à consciência abruptamente, nos ajudando a recuperar o equilíbrio. Aquelas pessoas que não estão preparadas, poderiam assustar-se, mas é impossível que o Reiki machuque a alguém, já que seu princípio é o amor.
Sabemos que o Reiki pode parecer coisa de magia, mas não é assim. Para aqueles de mente prática, diremos que todos estamos rodeados de um campo energético, como tudo o existe neste mundo; este é um princípio tão aceito, que se faz notar no fato de que a energia seja utilizada dentro de tratamentos médicos, em enfermidades como o câncer, por meio da radioterapia; em intervenções cirúrgicas, através do raio laser; em fraturas, com campos eletromagnéticos.
Graças a estes avanços a nível científico, sabemos que a pessoa que dá Reiki, ao ficar em contato com o que recebe, por exemplo, funciona como um vetor que ajuda a canalizar sua energia.O Reiki é um auxiliar muito poderoso, mesmo em enfermidades físicas. Dois sentimentos são os que principalmente adoecem nosso corpo: o rancor e o medo. Diante desses sentimentos nossos músculos (e nossos órgãos e vísceras, pois também estão compostos de tecido muscular) esticam-se; ao transmitir o amor, a luta e as convulsões se acabam e, assim, abrem-se novos atalhos para a energia, aceita-se cada um a si mesmo e os bloqueios são resolvidos satisfatoriamente.

Os cinco princípios fundamentais do Reiki são:
  • Hoje você será agradecido.
  • Hoje você não sofrerá inquietações nem angústias.
  • Hoje você não se encolerizará.
  • Hoje você trabalhará honestamente.
  • Hoje você amará e respeitará tudo o que vive.
Muitos que tenham feito um curso de Reiki, não me desmentirão quando digo que o ensinamento mais importante deste método é o de aprender a DAR, porque nos despojando de nosso ego e sabendo que só somos um canal da energia universal, oferecemo-nos a ajudar àquele que o necessite e, desta forma, curiosamente, nós também recebemos a paz e a harmonia que todos estamos necessitando.
Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal. O espaço que nos rodeia - o universo - está cheio de energia perene. Esta fonte de energia universal, original e criativa, mantém-nos vivos.
REIKI é energia natural e curativa que flui vigorosamente concentrada nas mãos treinadas do terapeuta. O REIKI se menciona nas sutras do sânscrito há mais de 2.500 anos.
No sistema Usui do REIKI, a energia curativa se transmite espontaneamente colocando as mãos no próprio corpo ou em outro organismo.REIKI atravessa qualquer material, roupa, gesso, vendagens, metal, etc. O terapeuta somente canaliza e proporciona a energia universal; isso não diminui sua própria energia, ao contrário, reforça e alimenta a já existente.REIKI apóia e enriquece os tratamentos terapêuticos como: massagem reflexiva dos pés, acupuntura, drenagem linfática, terapia respiratória, massagens em geral, psicoterapias, etc. Além disso, ajuda a todas as pessoas que exercem uma profissão curativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário