...Há muito sabemos que as emoções negativas provocam determinados efeitos químicos prejudiciais ao corpo, mas apenas recentemente, os pesquisadores começaram a reunir provas de que as emoções positivas também podem provocar alterações químicas. Agora, temos uma imagem do cérebro, não apenas como a sede da consciência, mas como uma glândula, a glândula mais produtiva do corpo humano.



domingo, 28 de novembro de 2010

Meditação promove curas cardíacas

 

Stressed Heart Meditating Heart

Coração Estressado

Coração Meditante

Como o estresse danifica o coração
O estresse psicológico aumenta a ativação do sistema nervoso simpático e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Esta ativação aumentada descarrega adrenalina, noradrenalina e cortisol, o que leva a um batimento cardíaco mais rápido, aumento do esforço cardíaco e estreitamento das artérias. Estas mudanças, por sua vez, criam um aumento da pressão arterial. A ativação destes sistemas também acelera o progresso da aterosclerose e pode levar a uma ruptura aguda das placas que resulta em isquemia do coração (angina), doença coronariana e derrame.
Como a técnica da Meditação Transcendental promove o coração saudável
A prática duas vezes ao dia da técnica da Meditação Transcendental reduz a ativação do sistema nervoso simpático que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios do estresse, tais como adrenalina, noradrenalina e cortisol. A pesquisa publicada confirma que a técnica da MT: Reduz a pressão arterial alta • Reduz a aterosclerose • Reduz a constrição dos vasos sanguíneos • Reduz o espessamento das artérias coronárias • Reduz o uso de medicação anti-hipertensiva • Reduz as taxas de mortalidade.



O estado único de alerta em repouso adquirido durante a técnica da Meditação Transcendental promove saúde ao reduzir a ativação do sistema nervoso simpático que, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e reduz os hormônios do estresse como a adrenalina, noradrenalina e cortisol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário